Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Gisela Demo
Natasha Fogaça
Ana Carolina Costa

Resumo

As pessoas assumiram papel estratégico e relevante nas organizações, constituindo fonte de competência organizacional essencial, devendo, portanto, ser valorizadas e desenvolvidas por meio de políticas e práticas de gestão de pessoas (GP). Assim, este estudo, de cunho qualiquantitativo, enseja desenhar um panorama dos estudos nacionais sobre esse tema, apresentando os resultados de uma revisão sistemática e bibliométrica dos trabalhos publicados nos principais periódicos de primeira linha em Administração e Psicologia, no período de 2010 a 2016, bem como a institucionalização da pesquisa no Brasil e a proposta de uma agenda de pesquisa, atualizando a revisão de Demo, Fogaça, Nunes et al. (2011), que contemplou estudos entre 2000 e 2010. Para tanto, foram pesquisados 18 periódicos com classificação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) igual ou superior a B1. Foram encontrados 59 artigos. Quanto aos resultados, o aumento dos indicadores de produção científica no período analisado aponta o vigor acadêmico da área e a relevância estratégica para as organizações dos estudos relacionados às políticas e às práticas de GP. Foram identificadas lacunas desvelando a premência de realizar mais estudos relacionados às políticas de recrutamento e seleção e envolvimento, ainda pouco investigadas no cenário nacional. Ademais, estudos relacionando as políticas de GP a outras variáveis do comportamento organizacional, bem como o esforço de construir e validar medidas sobre o tema também se mostram necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Demo, G., Fogaça, N., & Costa, A. C. (2018). Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, 16(2), 250–263. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/59073
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gisela Demo, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutorado em Organizations & Management pela Anderson School of Management da University of California, Los Angeles (Ucla). Doutora em Psicologia Organizacional pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Natasha Fogaça, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília (Face-UnB).

Ana Carolina Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Administração pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília (Face-UnB).