A atuação de administradores de empresas em órgãos públicos: a identificação organizacional diante de uma formação voltada a negócios

Conteúdo do artigo principal

Denise Gutierrez Castro
Edson Keyso de Miranda Kubo
Milton Carlos Farina

Resumo

A identificação organizacional é um tema recorrente no estudo de aspectos comportamentais em diferentes organizações. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se configura a identificação organizacional de servidores públicos de uma universidade federal, que exercem cargo de administradores e que são formados em Administração de Empresas. Por meio da observação de documentos oficiais da instituição, entrevistas semiestruturadas foram analisadas com o programa computacional Atlas TI 7.0, e com base em observação participante foi realizado um estudo de caso em uma instituição brasileira de Ensino Superior do governo federal, que contou com o apoio oficial de seu reitor e com a aprovação de seu comitê de ética em pesquisa. Procedeu-se à análise da identificação organizacional segundo o modelo proposto para um mapa de identificação e um mapa de frustração (KREINER e ASHFORTH, 2004; ROCHA e SILVA, 2007). Com a identificação com a organização contribuem a estabilidade, a qualidade de vida, as oportunidades de capacitação, a flexibilidade para propor novos fluxos de trabalho e a convivência com pessoas capacitadas. Não obstante, as decisões políticas, a falta de continuidade dos trabalhos, a ausência de procedimentos definidos, o plano de carreira, a falta de planejamento de ações, os problemas de comunicação, a burocracia, a carga de trabalho desigual e o conhecimento de legislações específicas resultam em frustração, no contexto da racionalidade do gerencialismo. Portanto, o processo de identificação desses servidores se mostrou ambivalente e a formação em Administração de Empresas foi um dos fatores que mais contribuiu com esse tipo de identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Castro, D. G., Kubo, E. K. de M., & Farina, M. C. (2018). A atuação de administradores de empresas em órgãos públicos: a identificação organizacional diante de uma formação voltada a negócios. Cadernos EBAPE.BR, 16(2), 186–203. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/58911
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Gutierrez Castro, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestra em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas- Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração-Mestrado Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração-Mestrado Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)