Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

A Contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência ao Campo da Administração no Brasil

Maurício Serva

Resumo


O artigo identifica e produz uma análise da contribuição do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração para o avanço do campo científico da administração no Brasil entre os anos de 2011 e 2013. Para tanto é traçado um panorama temático dos trabalhos e conferências especiais apresentados no evento naquele período. São identificadas cinco grandes tendências em termos de contribuição. A primeira é a confirmação da inclinação crítica da epistemologia da administração no interior desta ciência social aplicada, dando continuidade a uma opção já esboçada desde o início dessa epistemologia específica nos anos 1980. A segunda é o enriquecimento dessas abordagens de cunho crítico via renovação de suas bases, reafirmando o que se passa em outras ciências, isto é, nota-se o enfraquecimento da crítica que se fundamentava nas chamadas “grandes narrativas”. A terceira tendência se expressa pela troca intensa de saberes com outras ciências e disciplinas, propiciando avanços para a administração e também para essas disciplinas. A quarta tendência observada é o interesse em aprofundar o debate sobre as raízes filosóficas, históricas e científicas do conhecimento produzido até então na administração. Tal tendência aporta à administração diversos estudos de natureza propositiva, nos quais seus autores não se limitam a criticar/denunciar a ciência já posta, mas vão além e se arriscam a propor novas formas de analisar, conceber e vivenciar os fenômenos ligados à gestão e às organizações. O quinto tipo de contribuição do colóquio vem sendo a apresentação de análises epistemológicas de conhecimentos produzidos em diversas áreas específicas da administração, tais como estratégia, finanças e marketing, diversificando o potencial da epistemologia da administração. O artigo também promove uma breve apresentação dos artigos publicados na edição especial exclusiva para trabalhos discutidos no Colóquio de Internacional de Epistemologia em 2014.


Palavras-chave


Colóquio de epistemologia da administração. Colóquio de sociologia da ciência da administração. Contribuições ao avanço da administração.

Texto completo:

PDF


Apoio
        
Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ/Brasil  CEP: 22231-010 | Telefone: +55 (21) 3083-2731 | E-mai: cadernosebape@fgv.br