Cartografia das controvérsias na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil

Autores

  • Rubens Lima Moraes Concordia University
  • Carolina Andion Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Josiani Lúcia Pinho Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arena pública, Cartografia das controvérsias, Corrupção eleitoral

Resumo

Este artigo explora o debate na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil, sob o prisma da sociologia pragmática, buscando mapear e desdobrar suas principais controvérsias. Adotando os postulados da Teoria do Ator-Rede (LATOUR, 2007; 2012; 2014), buscamos com­preender como a arena pública da corrupção eleitoral se (re) configura ao longo do tempo e como esse problema público é visto, interpre­tado e quais soluções são propostas. Trata-se, portanto, de visualizar a “balística”, ou seja, a trajetória não linear do problema público ao longo do tempo (CHATEAURAYNAUD, 2011). Para tanto, usamos como enfoque metodológico a “cartografia de controvérsias” (VENTURINI, 2010; 2012, VENTURINI, RICCI e MAURI et al., 2015), analisando a arena pública em três campos: político (por meio do levantamento de notícias do jornal Folha de São Paulo), científico (em pesquisa nas bases de dados) e técnico-legal (com o exame das leis mais importantes referentes à matéria). O mapeamento teve como ponto de partida o ano de 1988, marco da abertura democrática no Brasil, e foi feito até 2014, permitindo identificar os principais atores-rede porta-vozes do problema público, suas declarações, os temas das controvérsias que emergem no debate e as visões de mundo elaboradas ao longo do tempo sobre o problema público. Com isso, ilustramos o processo de configuração (CEFAÏ, 1996) ou, ainda, de translação (LATOUR, 2012) que vive o problema público e influencia sua definição, as formas de interpretá-lo e também de enfrentá-lo.

Biografia Autor

Carolina Andion, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas.

Publicado

14-12-2017

Como Citar

Moraes, R. L., Andion, C., & Pinho, J. L. (2017). Cartografia das controvérsias na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 15(4), 846-876. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/54831