Valores Organizacionais e Valores do Trabalho: um estudo com operadores de call center

Autores

  • Kely César Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Michelle Regina Santana Dutra Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

Palavras-chave:

Valores Organizacionais, Valores do Trabalho, Call Center

Resumo

Este estudo analisa como estão configurados os valores organizacionais e os valores do trabalho de operadores de um call center, situado em Belo Horizonte (MG). A análise em tal ambiente laboral, permeado por idiossincrasias, foi realizada por meio de pesquisa de campo, descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica. Os dados de 399 questionários foram tratados estatisticamente e os oriundos de 22 entrevistas foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Quanto aos valores organiza­cionais, percebeu-se uma predominância do valor “conformidade”, fato compreensível porque tal tipo de organização ser reconhecida pelo respeito às regras, posturas e modelos de comportamentos predefinidos. Em relação aos valores do trabalho, destacam-se os resultados rela­cionados a “estabilidade” e a “realização no trabalho”, pois são valores envolvidos na busca por segurança, adquirida por meio do trabalho, e por prazer e realização pessoal e profissional, respectivamente. O estudo tratou de dois construtos que ainda não haviam sido pesquisa­dos conjuntamente e também contribuiu para a compreensão de particularidades do tipo de empresa abordada. Além disso, a triangulação possibilitou observar disparidades entre dados coletados por meio das técnicas diferenciadas, o que incita a continuidade e a expansão da pesquisa, tanto no que tange aos temas focalizados como aos contextos a ser investigados.

Biografias Autor

Kely César Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração Professora Adjunta e Pesquisadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/CAD/FACE/UFMG)

Michelle Regina Santana Dutra, Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

Mestre e Bacharel em Administração

Professora e Pesquisadora do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

Publicado

24-03-2017

Como Citar

Paiva, K. C. M. de, & Dutra, M. R. S. (2017). Valores Organizacionais e Valores do Trabalho: um estudo com operadores de call center. Cadernos EBAPE.BR, 15(1), 40-62. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/53725

Edição

Seção

Artigos