Reflexões conceituais em coprodução de políticas públicas e apontamentos para uma agenda de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Gemael Chaebo
Janann Joslin Medeiros

Resumo

A abordagem de coprodução tem sido apontada como a principal temática em administração pública na última década, pois muitos serviços públicos dependem da participação ativa dos usuários na entrega dos serviços. No entanto, a fragmentação e a falta de sistematização dos conceitos encontrados na literatura contribuem com a não materialização do potencial dessa abordagem. A fim de superar esse entrave, neste artigo são identificados e discutidos os conceitos da literatura de coprodução que servem para traçar um quadro teórico mais robusto e integrado para fundamentar o uso da abordagem em políticas públicas e, também, seu estudo. A revisão bibliográfica empreendida para atingir esse objetivo voltou-se, principalmente, aos trabalhos clássicos sobre o assunto, pois foram eles que “pavimentaram” a literatura ao longo dos últimos 40 anos. Por meio da sistematização e discussão dos conceitos relevantes, procura-se possibilitar a futura identificação de pontos de aderência que eles compartilham entre si, bem como o potencial que oferecem para estabelecimento de novas inter-relações. A identificação dos conceitos componentes de um marco teórico compreensivo de coprodução e a indicação de como identificar suas inter-relações são as contribuições principais deste artigo. A discussão empreendida abre uma ampla e rica agenda de pesquisas em coprodução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Chaebo, G., & Medeiros, J. J. (2017). Reflexões conceituais em coprodução de políticas públicas e apontamentos para uma agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, 15(3), 615–628. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/52355
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Administração pela Universidade de Brasília.

Janann Joslin Medeiros, Universidade de Brasília.

Doutora em Administração Pública pela University of Southern California. Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.