O uso de simulação como metodologia de pesquisa em ciências sociais

Conteúdo do artigo principal

Paulo Vicente

Resumo

A simulação é apresentada como uma metodologia pouco utilizada nas ciências sociais, quando comparada ao estudo de caso e à comparação, como forma de superar a dificuldade de realização de experimentos.
A simulação é um "experimento virtual" que requer um modelo operatório representando no todo (ou em parte) um sistema ou processos que o caracterizem. O uso dessa metodologia é analisado como forma de buscar um modelo, confirmá-lo ou fazer uma projeção de eventos futuros. Dessa forma, a simulação se presta tanto no “contexto de descoberta” quanto no “contexto da prova”. Cada uma dessas três formas de uso da metodologia é discutida, bem como as condições nas quais devem ser feitas simulações e quais suas vantagens e limitações.
O artigo observa que devido ao aperfeiçoamento dos computadores e de seus programas nas duas últimas décadas, a simulação teve sua utilização muito simplificada. O texto ainda apresenta dois exemplos interativos utilizando o Excell, um sobre teoria da complexidade aplicada ao marketing e outro sobre teoria microeconômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Vicente, P. (2005). O uso de simulação como metodologia de pesquisa em ciências sociais. Cadernos EBAPE.BR, 3(1), 1 a 9. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/4908
Seção
Artigos