O estudo da cultura organizacional por meio das práticas: uma proposta à luz do legado de Bourdieu

Conteúdo do artigo principal

Eda Castro Lucas de Souza
Renato Ribeiro Fenili

Resumo

O objetivo deste artigo é propor o estudo da cultura organizacional por meio das práticas de gestão, à luz do quadro teórico de Bourdieu. Para tanto, apresenta-se como objetivo secundário analisar o estado da arte dos estudos organizacionais que empregam esse quadro teórico. Inicialmente, é apresentada uma categorização das tendências predominantes no estudo da cultura e discorre-se sobre esse conceito, salientando sua abordagem como diretamente relacionada às práticas. O foco do estudo é a prática de gestão, entendida como manifestação cultural da organização, através da qual são trazidos à baila aspectos normativos, simbólicos, semânticos e de valores organizacionais. O recorte adotado restringiu-se à teoria da ação prática, de Bourdieu. Foi realizada uma revisão da produção acadêmica brasileira e estrangeira que empregou o quadro teórico de Bourdieu, por meio de levantamento e análise de artigos publicados em periódicos científicos, no período compreendido entre janeiro de 2003 e dezembro de 2013. A análise do estado da arte dos estudos organizacionais, efetuada em 74 artigos selecionados, 24 brasileiros e 50 estrangeiros, os quais se valem dos conceitos centrais da teoria da ação prática, revelou a carência do emprego associado dos construtos habitus, campo e capital em trabalhos sobre práticas como meio de manifestações da cultura organizacional. Por fim, propõe-se uma agenda de pesquisa que emprega o legado teórico bourdieusiano em estudos culturais em organizações, justificada ante a lacuna de esforços em abordagens culturais com a base teórica em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
de Souza, E. C. L., & Fenili, R. R. (2016). O estudo da cultura organizacional por meio das práticas: uma proposta à luz do legado de Bourdieu. Cadernos EBAPE.BR, 14(4), 872–890. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/41183
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eda Castro Lucas de Souza, Universidade de Brasília

Professora Associada da UnB, Doutora em Sociologia pela UnB/FLACSO, Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na École des Hautes Etudes Commerciales de Montreal, Canadá, no CERGAM (Équipe management international - FEA) Université Paul Cézanne, Aix-Marseille III, e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1963), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1981), doutorado em Sociologia pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1996). Realiza pesquisas na área de Administração e Educação, com ênfase em Cultura, Cultura Organizacional, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA, da Universidade de Brasília. Coordena o grupo de pesquisa CULTI -, Inovação, Internacionalização, Cultura e Empreendedorismo. 

Renato Ribeiro Fenili, Universidade de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Doutorando em Administração pela mesma Universidade.