Missão organizacional: o que a análise crítica do discurso revela?

Conteúdo do artigo principal

Hélio Arthur Reis Irigaray
Gustavo Ximenes Cunha
Bruno Anastassiu Harten

Resumo

Nosso objeto de estudo é o conteúdo político e ideológico subjacente ao discurso empresarial das missões declaradas das maiores empresas do Brasil. Foram analisadas as missões divulgadas nas homepages institucionais das 64 empresas que compõem a carteira teórica do Ibovespa. Os dados foram analisados por meio da análise crítica do discurso (ACD) e agrupados em categorias lexicais em função de seu significado e de seu papel na declaração de missão organizacional. Os resultados revelaram a estrutura subjacente do discurso das missões, possibilitando a identificação de perfis específicos de empresas segundo suas características discursivas, bem como sugerem que o discurso empresarial se apropria da dimensão simbólica com o propósito de controlar e manipular os trabalhadores, legitimar a atuação das empresas perante a sociedade e naturalizar os preceitos da ideologia neoliberal, apresentando o sistema capitalista atual como a única, melhor e inexorável forma de organização e de produção societária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Irigaray, H. A. R., Cunha, G. X., & Harten, B. A. (2016). Missão organizacional: o que a análise crítica do discurso revela?. Cadernos EBAPE.BR, 14(4), 920–933. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/33162
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hélio Arthur Reis Irigaray, FGV-EBAPE

Professor da FGV-EBAPE. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e PUC-Rio, respectivamente. Bacharel em Economia pela University of Northern Iowa, EUA.

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Alfenas

Doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2013)
Pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo , Brasi

Bruno Anastassiu Harten, FGV-EBAPE

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EBAPE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>