Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações

Autores

  • Everton Rodrigues da Silva CEPEAD/UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Cultura (Universidade FUMEC)

Palavras-chave:

Discurso, Ideologia, Análise crítica do discurso, Norman Fairclough, Organizações

Resumo

Partimos de uma lacuna epistemológica em trabalhos sobre a análise de discurso aplicada à gestão para apresentar possibilidades de incor­poração nos estudos organizacionais da análise crítica do discurso (ACD) de Norman Fairclough. A ACD compreende as organizações como formações ideológico-discursivas, trazendo à tona a relação entre ideologia, hegemonia e discurso. Suscitamos, em verdade, uma pondera­ção sobre o objeto e método de trabalho do pesquisador em administração. A proposta de Fairclough é claramente uma alternativa nessa direção, pois possibilita uma reflexão onto-epistemológica sobre as organizações combinada a um esforço metodológico, que termina por sugerir alternativas de pesquisa sobre a emergência, hegemonia, recontextualização e operacionalização discursiva no cotidiano organizacio­nal. Por fim, acreditamos que a ACD cumpre a função de não separar os discursos de um campo particular que se supõe autônomo – como uma corporação – de seu contexto social, o que possibilita uma interpretação crítica das organizações – descolada dos saberes reificados sobre a gestão – e uma reconexão da administração às problemáticas contemporâneas da sociedade.

Biografias Autor

Everton Rodrigues da Silva, CEPEAD/UFMG

Doutorando em Administração - CEPEAD/UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Cultura (Universidade FUMEC)

Professor pesquisador do CEPEAD/UFMG e da Universidade FUMEC; coordenador do NUME - Núcleo de estudos em Mercadologia e Estratégia; e atual coordenador da Divisão de Estratégia da Anpad. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior. Vários capítulos e livros publicados. Áreas de interesse: Teorias da Estratégia, redes de firmas.

Publicado

24-03-2017

Como Citar

Silva, E. R. da, & Gonçalves, C. A. (2017). Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações. Cadernos EBAPE.BR, 15(1), 1-20. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/32088

Edição

Seção

Artigos