O campo das políticas culturais em Rio Grande-RS diante das mudanças propostas no Governo Lula

Autores

  • Larisse Kupski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosimeri Carvalho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Políticas culturais, Campo da cultura, Rio Grande, Políticas culturais nacionais.

Resumo

Este artigo discute o campo das políticas culturais de Rio Grande-RS, tomando por base as políticas para cultura articuladas pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com foco no Programa Cultura Viva e no Sistema Nacional de Cultura, discutimos as implicações que essas políticas geraram e sua força no campo cultural do município. Para a realização do estudo foram utilizados os conceitos teórico metodológicos de Pierre Bourdieu. A partir dos conceitos de campo, capital, habitus e estratégia, foram identificados no campo os agentes envolvidos nas políticas culturais no município, suas relações, disputas e estratégias. O estudo é de cunho qualitativo e os elementos para análise foram obtidos por meio de pesquisa documental, observação direta e entrevistas com diferentes agentes do campo e das instituições que o compõe. Dadas as características políticas de Rio Grande nos últimos 16 anos, fica evidente a estratégia de utilização de outros atores locais para a inserção dos programas vinculados às políticas nacionais e a pequena participação da prefeitura nas políticas culturais locais. Percebe-se que as políticas do Governo Lula influenciaram o campo das políticas culturais do município, mobilizando agentes e impulsionando novas políticas. No entanto, essas políticas ainda não atingem a maioria da população, estando centradas em alguns grupos – agentes com poder no campo.

Biografias Autor

Larisse Kupski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pelo PPGA/Escola de Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rosimeri Carvalho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profª. Drª. do Programa de Pós Graduação da Escola de Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

 

Publicado

25-07-2016

Como Citar

Kupski, L., & da Silva, R. C. (2016). O campo das políticas culturais em Rio Grande-RS diante das mudanças propostas no Governo Lula. Cadernos EBAPE.BR, 1(1), 656 a 671. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/16299