Programa de assistência técnica para o desenvolvimento de pequenas propriedades leiteiras em Valença-RJ e região Sul Fluminense

Autores

  • Marcio Silva Borges Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cezar Augusto Miranda Guedes UFRRJ
  • Maria Cristina Drumond e Castro UFRRJ

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Produção de leite, Assistência técnica, Programa Balde Cheio.

Resumo

A cadeia produtiva do leite passou por grandes transformações na década de 1990, decorrentes do fim da regulamentação do setor, da integração comercial regional, da internacionalização do capital, o que implica a ampliação da participação das transnacionais da indústria láctea, entre outras. Esses fatores expuseram, em especial, os baixos índices de eficiência técnica e de qualidade dessa cadeia, demonstrando a necessidade de ações para melhoria e integração de seus elos. Esta pesquisa analisa a condição de abandono em que as organizações familiares produtoras de leite se encontram no Brasil, dada a falta de assistência técnica rural na história recente do país e, portanto, o dilema que o pequeno produtor enfrenta em busca de extensão rural, diante do colapso do extensionismo público e do custoso sistema privado de extensão. A pesquisa de campo foi conduzida em Valença-RJ e na região sul fluminense e discute a viabilidade de um programa de assistência técnica e de gestão criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, seção Sudeste) e praticado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar, Rio de Janeiro), organização paraestatal mantida por recursos financeiros, materiais e de pessoal provenientes de contribuição privada na região do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam a necessidade de um sistema de parcerias que gere benefícios e formação de uma rede local para o desenvolvimento da região.

Biografias Autor

Marcio Silva Borges, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Doutor. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora doutora. Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, 1847 - Três Rios - RJ 25802-100.
 

Cezar Augusto Miranda Guedes, UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós Doutor. BR 465 Km 7 23890-000 - Seropédica RJ.

Maria Cristina Drumond e Castro, UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora doutora. Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, 1847 - Três Rios - RJ 25802-100. 

Publicado

25-07-2016

Como Citar

Borges, M. S., Guedes, C. A. M., & e Castro, M. C. D. (2016). Programa de assistência técnica para o desenvolvimento de pequenas propriedades leiteiras em Valença-RJ e região Sul Fluminense. Cadernos EBAPE.BR, 1(1), 569 a 592. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/15513