Logomarca da FGV

Repositório FGV de Conferências

OCS@FGV


Este é o sistema gestor de conferências da FGV.

IOHA Conferência Internacional de História Oral

Acessar a conferência

Congresso Transformação Digital

A Tecnologia de Informação (TI) sempre esteve em evolução desde o seu surgimento, tanto na sua oferta como no seu uso pelas organizações. Esta evolução apresentou ciclos claros de inovação tecnológica que levaram a ciclos de inovação de produtos e serviços de tecnologia, que por sua vez permitiram ciclos de inovação de seu uso pelas organizações.


No ambiente atual, a inovação digital, em especial o seu uso pelas empresas, tem possibilitado tanto a descoberta de como podemos melhorar e resolver problemas das interações entre pessoas, empresas e governos como o questionamento de como podemos fazer tudo de forma diferente e melhor.


Este fazer diferente e melhor tem sido chamado de Transformação Digital, que possibilita obter um ganho social e econômico com a aplicação ampla e intensa de tecnologias digitais.


As oportunidades de ganho social e econômico da Transformação são enormes, em especial se considerarmos o potencial deste novo ambiente digital. O desafio é entender a inovação digital e como ela pode ser utilizada pela sociedade e pelas empresas.

Os desafios também não são grandes e requerem que sejam considerados e tratados adequadamente para que não comprometam os ganhos que se pode obter.

Acessar a conferência

14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV 2021)

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino.

TEMA: "Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey"

Durante sua jornada de compra os consumidores trafegam indiscriminadamente entre ofertas feitas por varejistas online, tradicionais, pure players e modelos híbridos e fluidos. A expansão do comércio eletrônico em vertentes menos tradicionais, tais quais: social selling e mobile commerce, são alternativas cada vez mais viáveis. Este processo acelerou-se dadas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os hábitos de compra foram fundamentalmente e permanentemente alterados. Inovações que eram planejadas para cinco ou sete anos foram feitas em meses, apresentando-se como um novo desafio para os gestores varejista.

Ainda mais notável é a evolução das etapas do processo de compra, com consumidores substituindo jornadas lineares e transacionais, por paralelas, cíclicas e relacionais.

Por outro lado o novas plataformas tecnológicas estão cada vez mais acessível a varejistas de tamanhos e formatos variados. Muitas delas são oferecidas em nuvem e escalonáveis (SaaS), facilitando sua adoção, modificando e horizontalizando o cenário competitivo. A capacidade de ler este cenário em constante mutação demandando adaptação ágil é fundamental para o varejo, mais do que nunca.

A onipresença do varejo com uso de novas tecnologias emergentes e seu impacto na jornada do consumidor é o tema do 14º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2021).

 

Acessar a conferência

Fórum Latino Americano de Precificação de Carbono

Evento cujo objetivo é promover a troca de conhecimento com base nas experiências de precificação de carbono em curso na América Latina.

Acessar a conferência

Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais

PREZADOS OS RESULTADOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS, É PRECISO ESTAR LOGADO NO SISTEMA PARA CONSULTAR.

PUBLICADO = APROVADO

ARQUIVADO = REPROVADO

 

Inovação na Cadeia de Suprimentos

O SIMPOI 2019, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, terá como tópico especial de destaque a INOVAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS.

Considera-se INOVAÇÃO uma mudança radical ou incremental em processos, tecnologia ou estrutura de funcionamento que crie VALOR aos stakeholders, seja ele entregue na forma de produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores.

Por outro lado, uma inovação NA CADEIA DE SUPRIMENTOS é aquela obtida pela atuação interligada de, pelo menos, duas organizações integrantes da cadeia, eventualmente com poder de influência diferente sobre os demais atores e interessados e que desempenham diferentes papéis ou fazem entregas distintas entre si e até o cliente final. (Arlbjorn, 2013).

Este tipo de inovação, cuja característica predominante é ser multidisciplinar e interorganizacional, não poderia existir caso não tivesse sido desenvolvida em conjunto e colaborativamente.

Considerando que cada relação entre comprador e vendedor é única e fechada em si própria, seria possível para as relações ao longo da cadeia, pelo seu caráter idiossincrático, favorecerem processos de inovação? Quais relações inovadoras entre organizações ou quais processos conjuntos poderiam criar novos modelos de negócios, novos produtos ou serviços? Quais forças pressionam e estimulam os integrantes de uma cadeia a inovar: tecnologias emergentes, necessidades não atendidas dos consumidores, novas demandas da sociedade?

A partir dessas reflexões, surgem diversas outras questões e inquietações que encorajamos os pesquisadores a trazerem para o debate durante o SIMPOI 2019.

Além do tema proposto, também serão bem recebidos artigos acadêmicos, resultados de pesquisa aplicada (artigo tecnológicos) e casos de ensino nas linhas de:

- Estratégia de Operações e Competitividade

- Gestão de Operações Nacionais ou Internacionais

- Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

- Inovação e empreendedorismo

- Sustentabilidade

- Gestão de Tecnologia

- Gestão de Projetos

- Ensino e Pesquisa em Gestão de Operações e da Cadeia de Suprimentos

 

Acessar a conferência

Public Economic Theory

Promover o tema teoria econômica pública e promover a interação entre os teóricos e pesquisadores empíricos em economia pública e áreas afins. Assim, PET 16 vai seguir a tradição da Associação de Teoria Econômica Pública (PET) com conferências no sentido de incentivar a difusão de pesquisas de alta qualidade em economia pública, tanto aplicada e teórica. Normalmente, cada conferência tem três palestrantes, especialistas altamente diferenciados. Para PET 15 Luxemburgo, por exemplo, APET confirmou a participação do ganhador do Prêmio Nobel Roger Myerson. Nobel Laureates tem participado de conferências PET, assim como Robert Aumann, James Heckman, Robert Lucas, Daniel McFadden, James Mirrlees, Peter Diamond (antes de receber o prêmio). Há alguns potenciais palestrantes muito distintos para PET 16 FGV como, por exemplo, ganhadores do Prêmio Nobel James Heckman, Jim Mirrlees, Dan McFadden, Roger Myerson, e Eric Maskin.

Acessar a conferência

Encontro Brasileiro de Finanças

A Sociedade Brasileira de Finanças (SBFIN), estabelecida em 23 de julho de 2001, durante a realização do Primeiro Encontro Brasileiro de Finanças, é uma associação de estudiosos da área de finanças, abrangendo acadêmicos, estudantes e profissionais do setor, que visa incentivar o estudo de finanças no país, bem como desenvolver e disseminar o conhecimento de teorias e técnicas para elevação da qualidade do ensino, da pesquisa e da aplicação prática em atividades de gestão financeira e de investimentos.

Acessar a conferência

Encontro Brasileiro de Econometria

A Sociedade Brasileira de Econometria (SBE) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne professores, pesquisadores, alunos de mestrado ou doutorado e outros profissionais interessados no estudo e aplicação de métodos quantitativos em economia e finanças. Possui cerca de 1.100 associados, sendo a principal associação de economistas no Brasil. Entre os seus sócios, destacam-se os mais respeitáveis economistas formadores de opinião sobre assuntos econômicos nacionais e diversos nomes com participação ativa na vida econômica brasileira.
Desde sua fundação, em 1979, a SBE vem trabalhando para o desenvolvimento da ciência econômica no Brasil. Entre as suas atividades destacam-se, além da realização do Encontro Brasileiro de Econometria, a organização de encontros regionais, cursos de aperfeiçoamento para alunos de pós-graduação e professores de economia e a publicação da Brazilian Review of Econometrics.

Acessar a conferência