Logomarca da FGV

Repositório FGV de Conferências

OCS@FGV


Este é o sistema gestor de conferências da FGV.

Congresso Transformação Digital

A Tecnologia de Informação (TI) sempre esteve em evolução desde o seu surgimento, tanto na sua oferta como no seu uso pelas organizações. Esta evolução apresentou ciclos claros de inovação tecnológica que levaram a ciclos de inovação de produtos e serviços de tecnologia, que por sua vez permitiram ciclos de inovação de seu uso pelas organizações.


No ambiente atual, a inovação digital, em especial o seu uso pelas empresas, tem possibilitado tanto a descoberta de como podemos melhorar e resolver problemas das interações entre pessoas, empresas e governos como o questionamento de como podemos fazer tudo de forma diferente e melhor.


Este fazer diferente e melhor tem sido chamado de Transformação Digital, que possibilita obter um ganho social e econômico com a aplicação ampla e intensa de tecnologias digitais.


As oportunidades de ganho social e econômico da Transformação são enormes, em especial se considerarmos o potencial deste novo ambiente digital. O desafio é entender a inovação digital e como ela pode ser utilizada pela sociedade e pelas empresas.

Os desafios também não são grandes e requerem que sejam considerados e tratados adequadamente para que não comprometam os ganhos que se pode obter.

Acessar a conferência

14º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV 2021)

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino.

TEMA: "Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey"

Durante sua jornada de compra os consumidores trafegam indiscriminadamente entre ofertas feitas por varejistas online, tradicionais, pure players e modelos híbridos e fluidos. A expansão do comércio eletrônico em vertentes menos tradicionais, tais quais: social selling e mobile commerce, são alternativas cada vez mais viáveis. Este processo acelerou-se dadas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os hábitos de compra foram fundamentalmente e permanentemente alterados. Inovações que eram planejadas para cinco ou sete anos foram feitas em meses, apresentando-se como um novo desafio para os gestores varejista.

Ainda mais notável é a evolução das etapas do processo de compra, com consumidores substituindo jornadas lineares e transacionais, por paralelas, cíclicas e relacionais.

Por outro lado o novas plataformas tecnológicas estão cada vez mais acessível a varejistas de tamanhos e formatos variados. Muitas delas são oferecidas em nuvem e escalonáveis (SaaS), facilitando sua adoção, modificando e horizontalizando o cenário competitivo. A capacidade de ler este cenário em constante mutação demandando adaptação ágil é fundamental para o varejo, mais do que nunca.

A onipresença do varejo com uso de novas tecnologias emergentes e seu impacto na jornada do consumidor é o tema do 14º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2021).

 

Acessar a conferência