Última alteração: 17-09-2019
Resumo
Uma das ações do calendário promocional do varejo brasileiro mais representativas em relação a faturamento e número de clientes é a Black Friday (BF). Com origem nos EUA, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, a BF se tornou lá a maior data do varejo, com filas de consumidores em busca de descontos agressivos. No Brasil, onde a ação promocional foi realizada pela primeira vez em 2010, apesar de não ter atingido a maturidade do mercado norte-americano, ela acumula um histórico interessante para varejistas e muitas expectativas dos consumidores. A cada ano que passa os dados sobre a BF retratam o crescimento e recordes de faturamento, tornando a data tão importante como o Natal para o varejo brasileiro.
Este trabalho busca entender sobre o processo de escolha dos consumidores na BF, mensurar a proporção de aderentes à ação na versão brasileira, assim como verificar como pensa o consumidor a respeito das ações de “Black Friday Antecipada” adotadas por alguns varejistas ainda no início de novembro e sobre as compras em dezembro e presentes de Natal destes consumidores.
Os resultados mostraram que os consumidores compram na BF para si e que na grande maioria não antecipam compras de presentes de Natal dos amigos e familiares, que são efetivadas em dezembro. Além disso a BF Antecipada não parece seduzir os consumidores, que preferem em novembro visitar as lojas para conhecer melhor os produtos que planejam comprar na BF.