Logomarca da FGV

Repositório FGV de Conferências

OCS@FGV, CLAV 2018

Tamanho da fonte: 
Análise dos Certificados de Eficiência Energética na União Europeia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para Produtos Eletroeletrônicos
Matheus Soares Noronha, José Carlos Rodrigues, Daniela Cunha Miranda

Última alteração: 19-10-2018

Resumo


Trilha Acadêmica:

Responsabilidade Social e Sustentabilidade: sustentabilidade no varejo, cadeia produtiva sustentável, consumo consciente, lojas e operações sustentáveis, relação varejo e seus stakeholders, imagem e reputação da empresa, negócios com impacto social.

Resumo:

A busca por produtos com maior eficiência energética está diretamente ligada à educação para o consumo sustentável e, neste contexto, a disponibilidade e o acesso à informação sobre esta característica dos produtos torna-se fundamental para permitir ao consumidor de eletroeletrônicos decidir pela compra de um ou outro produto. Os certificados de eficiência energética emitidos por agências locais e globais exercem um importante papel nesta conscientização, colaborando com as metas e acordos globais e regionais para melhora de eficiência energética. Este artigo exploratório tem como objetivo realizar uma revisão descritiva dos certificados Energ (European Union Energy Label), da União Europeia, e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), emitido no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). São apresentadas características de cada certificado, seu papel nos respectivos mercados e os atributos relevantes que influenciaram a consolidação, reconhecimento e economia energética no ambiente europeu e brasileiro.


Texto completo: PDF